O Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região (CREF1) do Rio de Janeiro e Espírito Santo realizou operação de fiscalização entre os dias 24 e 26 de Julho, foram realizadas 38 diligências na Região dos Lagos, nos municípios de Saquarema, Araruama, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia. Além de combater as atividades ilegais, a operação teve o objetivo de garantir à sociedade mais qualidade e segurança na prática de exercícios físicos.
Dos exercícios ilegais constatados pelos fiscais do Conselho, foram flagrados 09 exercícios ilegais, sendo: 06 desses encaminhados a delegacia de polícia (03 em Cabo Frio, 01 em Araruama e 02 em Saquarema). Todos os casos de exercício ilegal, caracterizado quando uma pessoa sem formação superior em Educação Física e registro no Conselho se encontra à frente de qualquer atividade física, serão encaminhados ao Ministério Público.
O DeFis (Departamento de Fiscalização ) também registrou:
06 salas desprovidas de profissionais de Educação Física;
13 pessoas jurídicas sem registro junto ao CREF1;
13 estabelecimentos sem nomeação de Responsável Técnico (RT);
05 profissionais atuando fora da área;
05 profissionais com pendências pendências administrativas;
02 pessoas jurídicas inadimplentes com o CREF1.
As empresas notificadas serão convocadas a prestar esclarecimentos no Departamento Jurídico do Conselho e regularizar a situação.
Ajude o Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região a lutar pela garantia dos direitos do profissional de Educação Física e pelo bem-estar social, denuncie qualquer prática ilegítima em academias, centros esportivos, clubes e studios. Realize sua denúncia clicando aqui.