Notícias

Comunicados

Debate sobre educação pelo esporte reuniu profissionais no Rio

30/06/2017
Da esq. para a dir: Mesa montada com Flávio Canto, Márvio dos Anjos e Torben Grael

A importância da orientação de um profissional de Educação Física foi um dos temas abordados no debate “Educação pelo Esporte”, realizado pelo O Globo, nesta sexta-feira (30), na sede do jornal. O encontro reuniu grandes nomes para ouvir a opinião de quem está diretamente envolvido com o assunto e a análise de profissionais consagrados, além de participar de um bate-papo sobre o tema.

A primeira mesa contou com a participação da ex-jogadora de vôlei Ana Moser, do Instituto Esporte e Educação; e de Ana Cristina Quintella, diretora do GEO (Ginásio Experimental Olímpico) Juan Antonio Samaranch, localizado no bairro de Santa Teresa, no Rio.

Para Moser, uma abordagem particularizada é importante para descobrir o melhor método para cada indivíduo. Segundo ela, o seu instituto atua em três dimensões: performance, lazer e educacional. “O grande conflito acontece quando se usa estratégias de um pilar em outro, como usar a dimensão de performance na escola, pois não alcança todos os alunos. Esse é o grande dilema da Educação Física Escolar.

A diretora do GEO de Santa Teresa destaca que outro desafio é construir uma escola vocacionada para a Educação Física, onde os alunos têm 10 tempos da disciplina. O ginásio atua na tríade Aluno> Atleta >Cidadão e traz o Esporte como motivador da educação. “Para além do alto rendimento, a prática esportiva é fundamental para a construção de uma sociedade mais saudável”. O sonho do projeto GEO é que 2% de seus estudantes se tornem atletas.

O debate foi encerrado com a mesa composta por Flávio Canto, ex-judoca e presidente do Instituto Reação, e pelo iatista Torben Grael, conselheiro do Projeto Grael. Canto destacou a importância dos profissionais de Educação Física para a conquistas das medalhas ao longo de sua carreira como atleta e de seu instituto. “Sem esse profissional, não há atleta”. As mesas foram mediadas, respectivamente, pelos jornalistas Antônio Góis, colunista do Globo especializado em educação, e Márvio dos Anjos, editor de esportes do Globo.

Outras notícias:

Fiscalização

Fiscalização CREF1 flagra 13 escolas municipais de Bom Jardim sem Educação Física Escolar

Informes

Academia de condomínio também precisa de um profissional de Educação Física

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em Cross Training no Catete

Fiscalização

Fiscalização CREF1 flagra 45 escolas municipais de Saquarema sem Educação Física escolar

Comunicados

Funcionamento Sedes CREF1 em Novembro

Comunicados

Fiscais flagram leigo em academia do município de Duas Barras

plugins premium WordPress