Notícias

Comunicado, Informes

Educação Física Escolar está a um passo de sua vitória mais importante nos últimos anos

03/12/2015

Na última quarta-feira (02/12), os profissionais de Educação Física representados pela Frente Parlamentar da Educação Física, conseguiram na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, aprovar o encaminhamento para plenário (dos Deputados Estaduais) o Projeto de Lei 3002/2014 que obriga a Educação Física no ensino infantil e fundamental com graduados com Licenciatura em Educação Física em todo Estado.
A audiência presidida pelo Deputado Estadual, Comte Bittencourt, presidente da Comissão de Educação da ALERJ, ouviu dos profissionais a importância da aprovação do PL, tendo a palavra iniciada pelo vice-presidente do SINPEF (Sindicato dos Profissionais de Educação Física), Ernani Contursi CREF 00005 G/RJ, relatou sobre “-A nossa bandeira é saúde para a população, somos apartidários, somos Educação Física e por isso, peço apoio de todos os Deputados que aprovem o PL pelo bem da sociedade e das crianças do Estado do Rio de Janeiro, pois é a única atividade que traz saúde para os estudantes hoje dentro da escola, e por isso, contamos com os Deputados Estaduais”.
O professor Dr. Roberto Correa CREF003781 G/RJ, representando o CREF1 explicou sobre o aumento da obesidade infantil e as consequências que acarreta na formação dos estudantes fluminense: “-Ao retirar os direitos dos profissionais de Educação Física ministrar as aulas de Educação Física estaremos sendo coniventes com uma geração sedentária, aceitando o aumento do bullyng.”.
A fala sobre a importância da aprovação do PL contou também com os profs. Eugênio Correa CREF 000036 G/RJ representando os professores das Instituições de Ensino Superior, Marcelo Barbosa Subsecretário de Esporte do Município do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Lancetta CREF 009669 G/RJ Presidente da Federação de Atletismo do Estado do Rio de Janeiro, Cyro Delgado CREF 026413 P/RJ Subsecretario de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Luciane Azevedo, Professora da UPPES, além de representantes da Secretaria Estadual de Educação.
Todos os Deputados presentes deram seus parecerem a favor da luta dos profissionais. Todos, sem exceção, em suas falas, disseram que estão juntos com a Educação Física, são eles: Comte Bittencourt, Tio Carlos, Chiquinho da Mangueira, Dr. Julianelli, Waldeck Carneiro e  Pedro Fernandes,.
Completaram a fala também, os profs. Sérgio Ferreira Tavares CREF 000038 – G/RJ, representando a APEF-RIO (Associação dos Profissionais de Educação Física) e José Paulo da Costa Neves CREF 008453 – G/RJ representante da Frente Parlamentar da Educação Física dizendo que a categoria se sentiu protegida e abraçada e garante aos profissionais vislumbrarem um futuro melhor, tanto para eles, quanto para as crianças.
Essa é uma grande vitória que poderá terminar com um final feliz na próxima quarta, 09 de dezembro, às 15h na ALERJ, e você está convidado para mostrarmos que #JUNTOSSOMOSMAISFORTES.

Entendo o Projeto de Lei 3002/2014
O Projeto de Lei 3002/2014 é de 28 de maio de 2014 e foi desarquivado pelo deputado estadual, Comte Bittencourt, presidente da Comissão de Educação da ALERJ. O problema começou com a Resolução nº 07/2010 do Conselho Nacional de Educação (CNE) que em seu artigo 31 possibilita que a disciplina de Educação Física seja ministrada por professores regentes, ou seja, com qualquer outra formação.
“Do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, os componentes curriculares Educação Física e Arte poderão estar a cargo do professor de referência da turma, aquele com o qual os alunos permanecem a maior parte do período escolar, ou de professores licenciados nos respectivos componentes.”

Confira o álbum de fotos clicando aqui.

Assista na íntegra toda a sessão no link abaixo:

Outras notícias:

Comunicados

CREF1 flagra exercício ilegal de treinamento funcional em Xerém, Duque de Caxias

Fiscalização

Fiscalização realiza operação conjunta com o PROCON no município de Cabo Frio

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Rio Bonito

Comunicado

Nota de falecimento

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Campo grande

Fiscalização

Fiscalização flagra leigo ministrando aula de alongamento no município de Miguel Pereira

plugins premium WordPress