Cerimônia de Posse das Comissões homenageia profissionais que integram a luta pela Educação Física

No último sábado, 23, o Hotel Windsor Marapendi, na Barra da Tijuca, recebeu profissionais de Educação Física para a posse das comissões do RJ, além de gestores e novos membros do conselho. Ao todo, foram 33 comissões de profissionais de Educação Física das seguintes regiões: Zona Sul do Rio de Janeiro, Centro do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense, Jacarepaguá e Adjacências, Irajá e adjacências, Duque de Caxias, Magé e adjacências, Niterói/São Gonçalo, Barra da Tijuca/Recreio/São Conrado, Tijuca e Ilha do Governador, Zona Oeste, Região dos Lagos, Serrana, Norte, Noroeste, Sul Fluminense e Centro Fluminense. Também foi empossada uma Comissão de Educação Física adaptada.

As comissões têm como objetivo descentralizar a gestão do CREF1 no estado do Rio de Janeiro. O Conselho instituiu as comissões de profissionais de Educação Física que atuam em diversos segmentos e que possuem notoriedade e representatividade junto à categoria. Cada comissão deve participar de toda tomada de decisão referente à sua região, representando o Conselho nas situações locais e direcionando as ações do CREF1 de acordo com as necessidades e peculiaridades de cada região.

O presidente do CREF1, professor Rogério Melo, ressaltou a importância das comissões para o crescimento da Educação Física no estado do Rio de Janeiro. “Cada um de nós, profissionais de Educação Física, tem a incumbência de fazer com que a nossa profissão seja valorizada e cada vez mais reconhecida como imprescindível para a manutenção da saúde de nossa sociedade”.

Esse ano, o momento artístico da cerimônia, contou com uma pequena retrospectiva da Educação Física, partindo da década de 80 onde não havia fiscalização, onde pessoas que não possuíam formação, mas tinham contato frequente com atividades físicas exerciam a profissão. A regulamentação, o aplicativo do CREF1, o bolaço também foram lembrados na apresentação.

O CREF1 entregou o discóbolo de ouro para os presidentes das comissões e o de prata para o deputado Comte Bittencourt, que contribui para a valorização da Educação Física no estado do Rio de Janeiro. “Eu tive a oportunidade de ver uma Educação Física diferente. Uma Educação Física com viés científico, acadêmico, com uma visão não mais stricto sensu, da prática esportiva. Mas uma visão latus sensu, que envolve saúde, educação, lazer, esporte. É uma honra ser presidente da frente parlamentar pela Educação Física”.