MERGULHE NA INCLUSÃO DA DIVERSIDADE

Quase 46 milhões de brasileiros, cerca de 24% da população, declarou ter algum grau de dificuldade: deficiência mental/intelectual, enxergar, ouvir, caminhar ou subir degraus, segundo dados, doCenso Demográfico do Brasil de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Durante uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (In) Atividade Física e Exercício da Universidade Federal Fluminense, apenas o 17% dos mais de 5 mil municípios do Brasil, tem projetos e ações voltadas para inclusão e esporte de pessoas com deficiência.

Dados tão importantes merecem o dobro de atendimento e especialização. O Instituto Incluir criou o Projeto Brasil Diversidade, com o objetivo de gerar mais oportunidades através do esporte para pessoas que vivem em extrema vulnerabilidade e possuem algum tipo de deficiência.

Atualmente, 400 pessoas com e sem deficiência são atendidas gratuitamente nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Oficinas esportivas pedagógicas como: vôlei sentado na quadra e na praia, bocha paraolímpica, natação, surf, além de esportes em quadras dentro das comunidades mais carentes do Rio.

Em ambos estados, as aulas são ministradas por 10 profissionais de Educação Física e 17 estagiários discentes do curso, todos os alunos e familiares são acompanhados por um atendimento multiprofissional especializado no atendimento à pessoas com deficiência.

As aulas no Rio de Janeiro, são ministradas na praia de Recreio dos Bandeirantes, altura do Posto 12, próximo à praça Tim Maia, nos dias e horários:  terças e quintas das 08H às 10H (surf); terça a sexta-feira das 13H às 15H (natação)

Sobre o Instituto

O instituto incluir, atua há mais de 10 anos no Rio de Janeiro e em todo o Brasil, foi fundado pela empreendedora social Carina Alves. O diretor de esportes e profissional de Educação Física, Patrick Souza atua também à  frente dos projetos.  Atualmente executam 12 ações sociais de atividade física, saúde, educação inclusiva, cultura, formação profissional e atendimento às famílias.

A instituição conta com diversas parcerias que permeiam os setores públicos e privados, o que torna possível executar os projetos, através das leis de incentivos fiscais dos governos federais, estaduais e municipais.

Incluir é internacional: Capacitações Paraesportivas Gratuitas

Com o objetivo de garantir educação inclusiva e equitativa de qualidade para pessoas com deficiência, o Instituto Incluir promove dois projetos de capacitações internacionais com instituições universitárias na Europa para profissionais de Educação Física que desejam se especializar na área.

O Programa de Capacitação para Profissionais Paraesportivos (Pulsar) possui uma parceria a com Deutsche Sporthochschule Köll na Alemanha, já o Projeto EsportivaMENTE, com o Instituto Politécnico de Leiria de Portugal, todas as aulas são ministradas de forma virtual no Brasil.

Desde o ano 2016, mais de 700 alunos já participaram no Pulsar e 300 alunos no Esportivamente em 2020. Os cursos teóricos e práticos ganharam força por conta do formato online com uma plataforma digital exclusiva para os participantes, ao todo, são mais de mil pessoas de diversas nacionalidades, estados e regiões do Brasil sendo impactadas por estas especializações.

Para se candidatar, a Incluir disponibilizou um edital público no site, o aluno deve ter disponibilidade para cumprir a carga horária e preencher os requisitos descritos em cada edital, as vagas são limitadas para manter a qualidade do conteúdo.

A terceira turma começa no mês de novembro/2021, com 50 vagas gratuitas. Inscreva-se aqui! https://lepedi-ufrrj.com.br/editais/

Participe em cada ação através do site www.institutoincluir.com.br/  e também nas redes sociais: @instituto_incluir. Para mais informações entre em contato:  21- 97105-1551/
21- 99733-9791