Não é novidade que o esporte é um catalisador de mudanças sociais, mas parece que o assunto ganhou ainda mais evidência nos Jogos Olímpicos Rio2016. São centenas de atletas, de todos os cantos do mundo, que mudaram o futuro ao utilizar o esporte como uma válvula de escape de sua dura realidade. O que passa despercebido por muitas vezes é a existência de um profissional de Educação Física, que dedicou tempo e empregou todas as técnicas conhecidas, por trás dessa história de sucesso.
Para o professor de Educação Física e empresário Leo Rafael (CREF 028883G-RJ), os profissionais da categoria podem transformar a vida das pessoas de uma forma surpreendente, além de sempre serem a “chave mestra” em qualquer equipe. “Nós que identificamos talentos e que os treinamos até o seu limite, ou melhor, assim deveria ser, assim seria perfeito e honesto”. A fala de Leo Rafael transborda experiência própria, uma vez que, ao perceber a mudança que provocou e sua vida, ele viu a magia do esporte.
O esporte virou a vida
Ele sempre foi atleta de handebol – aquela modalidade que, praticamente, todo adolescente treina no ensino fundamental – e, como todo atleta, Leo tinha vontade de permanecer no esporte o maior tempo possível. Esse foi um dos motivos que o incentivaram a passar por tantas especializações: Gestão e Marketing Esportivo, Dança e Crossfit.
Tamanha particularidade o fez ser convidado para integrar a equipe que vai ministrar o Aulão “Em Dia com a Saúde” em celebração do Dia do Profissional de Educação Física, 1º de setembro, no Parque Madureira. “Essa data é muito importante para mim, porque a sociedade acaba sabendo e valorizando nosso espaço nos dias de hoje, nesses momentos que devemos mostrar o nosso trabalho e fazê-lo bem feito”.
O aulão será promovido pelo Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região (CREF1) do Rio de Janeiro e Espírito Santo e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de realizar exercícios físicos somente com um profissional habilitado. O evento conta com a parceria da Rádio FM O Dia e do Viva Rio. Haverá arrecadação de alimentos não-perecíveis para doar às instituições carentes.
A ação é realizada no período em que as redes sociais dominam o cenário “saudável” e muitos “leigos”, nomeados como bloggers, disseminam exercícios que representam um risco para a saúde da população.
Leo Rafael enumera alguns riscos aliados à atuação de profissionais não habilitados. “Os riscos são imensos, desde uma antipatia com a atividade física até uma lesão grave ou um óbito. Nós cuidamos do corpo de uma pessoa, então qualquer exercício executado indevidamente é muito perigoso”. Ele acredita que o CREF1 vem desenvolvendo um trabalho importante para mostrar à sociedade a importância do profissional de Educação Física.
“O Conselho vem nós ajudando a mostrar o nosso trabalho e exigindo respeito aos profissionais. Quando era mais novo, não se falava tanto em profissionais de Educação Física e sobre os benefícios da prática de atividades físicas como os dias de hoje, mas, por conta das campanhas e eventos do CREF1, nós estamos cada dia mais e mais destacados como profissional do futuro”, concluir o professor Leo Rafael.
Sobre o 1º de setembro
O dia 1º de setembro de 2016 é uma data voltada para a valorização do profissional de Educação Física e entendimento das várias modalidades que englobam essa profissão. A celebração ocorre nessa data por conta da instauração da Lei Federal nº 9696, que regulamentou a Profissão de Educação Física.