Notícias

Informes

Estudo da UFF analisa impacto da inatividade física nos gastos do SUS com a saúde

14/10/2021

Muito já se falou, em inúmeros veículos de comunicação e divulgação científica, a respeito de como a inatividade física afeta negativamente a saúde. Mas e sobre o quanto ela impacta no bolso? Buscando compreender a  matemática por trás do sedentarismo, o estudo intitulado “Implicações socioeconômicas da inatividade física: panorama nacional e implicações para políticas públicas”, que tem a coordenação executiva do subchefe do Departamento de Economia da UFF, Marco Antonio Vargas, lança luz sobre as consequências da falta de atividade física na população brasileira. O estudo apresenta-se como ferramenta útil para lidar com os desafios desse cenário, ainda mais agudo no contexto pós-pandemia, visando contribuir para a formulação e implementação de políticas no campo da saúde preventiva, assim como ao estímulo à prática de atividade física no país.

O projeto teve início em julho de 2019 e envolveu uma equipe interdisciplinar de pesquisadores coordenada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – (In) Atividade Física e Exercício da UFF, e que contou com a participação do Laboratório de Ciências do Exercício (LACE) e do Núcleo de Pesquisa em Indústria, Energia, Território e Inovação (NIETI). Segundo o reitor e coordenador do INCT(In) Atividade Física e Exercício da UFF, professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, o tema faz parte da agenda de pesquisas do instituto, que reúne mais de cem pesquisadores de todo o país para tratar de um problema nacional: a inatividade física. Um dos desdobramentos desta agenda foi o estudo realizado em parceria com a Faculdade de Economia.

Leia matéria completa aqui https://www.uff.br/?q=noticias%2F08-10-2021%2Festudo-da-uff-analisa-impacto-da-inatividade-fisica-nos-gastos-do-sus-com-saude

Outras notícias:

Comunicados

CREF1 flagra exercício ilegal de treinamento funcional em Xerém, Duque de Caxias

Fiscalização

Fiscalização realiza operação conjunta com o PROCON no município de Cabo Frio

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Rio Bonito

Comunicado

Nota de falecimento

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Campo grande

Fiscalização

Fiscalização flagra leigo ministrando aula de alongamento no município de Miguel Pereira

plugins premium WordPress