A Prof. de Educação Física de Paracambi Flávia Cândida foi convidada para ministrar aula de zumba para 60 funcionárias da empresa Beleza Natural na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). A prática de exercícios físicos é muito eficaz para a prevenção de acidentes do trabalho e para a redução do número de casos de LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).
“Essas profissionais executam um trabalho muito repetitivo, como uma linha de produção. Ao movimentar o corpo, elas melhoram o reflexo e a atenção”, disse Flávia. O tipo de atividade desempenhada pelos colaboradores pode acarretar no desgaste de estruturas do sistema musculoesquelético. Geralmente ele é causado por movimentos reincidentes e contínuos com consequente sobrecarga dos nervos, músculos e tendões. O esforço excessivo, má postura, stress, condições desfavoráveis de trabalho também contribuem para o aparecimento de lesões.
As patologias ficam ainda mais frequentes porque somente 10% das presentes confirmaram praticar exercícios regularmente. Prof. Flávia Cândida acredita que o sedentarismo detectado por ela se deve a três fatores: 1- a dupla jornada casa-trabalho que as mulheres enfrentam; 2- a falta de estimulo de outras pessoas; e 3- questão financeira. “Elas fazem tantas atividades e tanto pelos outros que acabam esquecendo de si”.
Flávia Cândida foi escolhida para participar do SIPAT pelo trabalho que promove com as mulheres em Paracambi. Ela é proprietária de uma academia que foi pensada para as mulheres da região com as atividades tradicionais de uma academia mista, como: Musculação, Step, Jumping e Ginástica Localizada. ”Eu queria criar um espaço onde elas poderiam estar à vontade”