A equipe de fiscalização do CREF1 verificou denúncias recebidas no Espírito Santo. Em sua terceira etapa, a operação que passou pelas cidades de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Guarapari realizou no total 20 fiscalizações, com dois casos de exercício ilegal.
A ação, que aconteceu do dia 19 ao dia 24 de agosto, teve o objetivo de coibir o exercício ilegal da profissão, mostrando a importância da atividade física orientada por profissionais registrados quando oferecida em locais seguros, devidamente equipados e com a presença de um responsável técnico.
Os fiscais encontraram três estabelecimentos que funcionavam sem o registro de Pessoa Jurídica, quatro sem Responsável Técnico, e também duas salas desprovidas de profissional de Educação Física no momento da fiscalização. Duas pessoas foram autuadas, um estudante ministrando Cross Training em Alecrim, Vila Velha e uma fisioterapeuta durante uma aula Hidroginástica para nove pessoas. O flagrante ocorreu em um estabelecimento de atividades aquáticas no bairro Santo Antônio, em Vitória.