ES: CREF1 denuncia falsos profissionais que atuam pela internet

A Fiscalização do Conselho Regional de Educação Física (CREF1) está de olho nas atividades físicas orientadas através de aplicativos e redes sociais. Investigações iniciadas no Instagram motivaram a denúncia de quatro falsos profissionais, ditos estudantes de Educação Física, à Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC). Com a conclusão do inquérito, divulgada na última quinta-feira (17), os denunciados foram acusados e vão responder pelos crimes de exercício ilegal da profissão, propaganda enganosa e publicidade capaz de provocar comportamento perigoso.

Os documentos foram encaminhados ao Ministério Público, que poderá oferecer denúncia contra os acusados. Segundo o titular da DRCC, delegado Brenno Andrade, os suspeitos não tinham nenhuma ligação e divulgavam seus serviços por meio das redes sociais.  “As investigações tiveram início com uma denúncia do Conselho Regional de Educação Física (CREF1). Nós apuramos as informações e descobrimos que eles prescreviam treinos, realizavam coaching, atuavam como personal trainers e executavam consultorias online sem estarem formados”, explica Andrade.

O CREF1 já atua em todo o estado do Espírito Santo para coibir o exercício ilegal da profissão, garantindo um ambiente seguro para a prática da atividade física. Somente no ano de 2018, 114 falsos profissionais foram flagrados em atuação.

>Veja o balanço da fiscalização no Espírito Santo.

Veja abaixo a reportagem veiculada pela TV Vitória com os detalhes do caso