Notícias

Comunicado, Informes

I Simpósio Paradesportivo Carioca

01/06/2015

Nos dias 21 e 22 deste mês, o Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação da UNISUAM promoveu o I Simpósio Paradesportivo Carioca, com apoio da Academia Paralímpica Brasileira (APB) e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
O objetivo do I Simpósio Paradesportivo Carioca foi proporcionar discussões sobre o esporte adaptado, além de divulgar e estimular a realização de pesquisas científicas na área. Estiveram presentes cerca de 220 participantes, entre estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e áreas afins. Além das palestras, mesas redondas e debates, o evento contemplou apresentação de trabalhos científicos, em forma de temas livres.
O Vice-Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Prof°. Ivaldo Brandão, prestigiou o evento e apresentou a palestra de abertura “Perspectivas para Rio 2016”. As demais palestras foram ministradas por pesquisadores do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação, além de pesquisadores representantes de várias instituições de ensino do país. O Professor Celby Santos (CREF 000063-G/RJ), Conselheiro do CREF1 RJ, foi um dos palestrantes compondo a mesa-redonda “Multidisciplinaridade no Esporte”. Além de dissertar sobre a história do Esporte Paralímpico no Brasil, o professor destacou a importância da atuação do profissional de Educação Física no esporte adaptado.

Esporte Paralímpico no Rio 2016
Os participantes tiveram ainda a oportunidade de conviver com grandes medalhistas Paralímpicos, como a Roseane dos Santos, a Rosinha, recordista mundial de arremesso de disco. A atleta contou suas experiências no esporte Paralímpico, além de tirar fotos e autografar o livro infantil “A menina que perdeu a perna”, que conta de forma lúdica a sua história de vida, escrito por Carina Alves.
O evento, que foi coordenado pela professora Dra. Patrícia Vigário (CREF 014749-G/RJ), foi um momento ímpar para discussões relacionadas ao Esporte Paralímpico, uma vez que o Brasil sediará as Paralimpíadas Rio 2016. O professor Pablo Rodrigo de Oliveira (CREF 020261-G/RJ), Coordenador da Câmara Técnica de Saúde e Mestre formado pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação da UNISUAM compôs a comissão organizadora e destacou a importância de eventos científicos como esse no Rio de Janeiro, sobretudo às vésperas de Rio 2016.

 

Outras notícias:

Fiscalização

Flagrante de exercício ilegal durante aula de Cross Training na Penha

Fiscalização

Flagrante de exercício ilegal na atividade de Step em Santa Cruz

Comunicados

Informamos que a Sede Campo Grande não funcionará aos Sábados de Dezembro

Comunicados

Funcionamento de dezembro das Sedes e Postos CREF1

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em Treinamento Funcional na Pedra de Guaratiba

Informes

Câmara Técnica de Saúde do CREF1 participa no maior congresso de Medicina do Exercício e do Esporte da América Latina

plugins premium WordPress

Escolha a versão do seu celular