O Conselho entrou na luta contra o câncer de mama e durante todo o mês de outubro a marca CREF1 estará com a fita na cor rosa para simbolizar o incentivo à realização do exame para o diagnóstico precoce da doença. Mamógrafo Móvel instalado no Parque de Madureira (RJ) oferece mamografia gratuita para as mulheres.
A campanha Outubro Rosa, criada na década de 90 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, hoje está pelo mundo inteiro com monumentos, cidades, empresas entre outros símbolos vestidos de rosa para chamar a atenção para o câncer que mais mata mulheres no mundo, representando 25% dos casos de câncer diagnosticados.
Mamógrafo móvel realiza exame gratuito até 28 deste mês
A unidade da Secretaria de Estado de Saúde estará no Parque de Madureira, Zona Norte do Rio de Janeiro, de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e sábados, domingos e feriados das 8h às 15h.
Serão atendidas mulheres encaminhadas pelas unidades básicas de atendimento do município. O mamógrafo móvel está pela primeira vez na cidade do Rio após passar por 27 cidades brasileiras.
Quem deve fazer o exame?
No Brasil e na maioria dos países recomenda-se que mulheres entre 50 e 69 anos façam o exame da mamografia a cada dois anos, para um possível diagnóstico precoce da doença.
Uma das orientações também é o chamado auto exame que contribui no conhecimento da própria mama observando com isso possíveis alterações mamárias.
“Para o Brasil, em 2015, são esperados 57.120 casos novos de câncer de mama, com um risco estimado de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres” (FONTE http://www.blog.saude.gov.br/entenda-o-sus/50226-outubro-rosa-informa-e-chama-atencao-para-o-cancer-de-mama).
Atividade física diminui riscos da doença
Mais uma vez ter uma vida ativa através da prática de exercícios físicos aparece como uma indicação para se ter uma vida mais saudável. No caso do câncer de mama o risco diminui em 28% combinando atividade física, alimentação saudável e nutrição.
Apoie esta causa! Se você souber de mais alguma iniciativa que facilite a realização do exame da mamografia no RJ ou ES envie para decom@cref1.org.br ou deixe seu comentário em uma de nossas redes sociais.
FONTES:
Instituto Nacional do Câncer
Governo do estado do Rio de Janeiro
Ministério da Saúde