O Cristo Redentor, o Convento da Penha (Espírito Santo), os Arcos da Lapa, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro, o Monumento Estácio de Sá, a Câmara Municipal de São Gonçalo e a Fonte Luminosa da Praça Brasil (Volta Redonda) foram iluminados na cor verde em comemoração aos 21 anos de regulamentação da Educação Física. A mudança de cor dos monumentos ocorreu entre o dia 29 e 1º de setembro e foi transmitida nas redes sociais do CREF1 e das Comissões Regionais.
Este foi o terceiro ano que o Cristo Redentor recebeu iluminação comemorativa e a primeira vez dos demais monumentos. Para além de comemorar a data, o objetivo é lembrar a sociedade da importância da prática regular de exercícios físicos.
O Dia do Profissional de Educação Física é uma data voltada para a valorização e entendimento dos vários segmentos que englobam a profissão. A celebração ocorre nessa data por coincidir com a aprovação da Lei Federal nº 9696, em 01 de setembro de 1998, que regulamentou a Profissão de Educação Física e criou os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física.
O primeiro de todos a ser instituído foi o Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região do Rio de Janeiro e Espirito Santo (CREF1), um dos representantes mais ativos da categoria, que transformou o Estado na capital nacional da Educação Física. Independentemente da área em que o Profissional de Educação Física atua, ele sempre está diretamente relacionado com a promoção da saúde e aumento da qualidade de vida da população.