Notícias

Comunicados

O professor de Educação Física como agente transformador

31/07/2019

Toda carreira bem sucedida enfrenta desafios. Para superá-los, é necessária muita determinação, foco, autoconfiança e paixão, sendo esta última, capaz de inspirar e renovar ideias. Foi a paixão que fez com que o professor Almir dos Santos Barreto utilizasse a Educação Física para fazer a diferença na vida das crianças e adolescentes da periferia do Rio.

Prof. Almir é registrado desde janeiro de 2001, poucos anos após a regulamentação da profissão. “Ter um registro no Conselho prova como o esporte agrega valores importantes para a sociedade. Quanto mais é investido na Educação Física, menos as pessoas ficarão doentes e precisarão ir ao hospital”, pontuou.  

Aos 74 anos, o professor trabalha na Vila Olímpica de Mesquita dando aulas de Futebol, esporte que foi catalisador de mudanças em muitas vidas. “Eu consegui ajudar alguns meninos a se tornarem jogadores profissionais. Eu fui treinador da Associação Atlética Volantes de Mesquita e ali eu tive a possiblidade de trabalhar com Ibson, que foi jogador do Flamengo, Rodrigo Souto do Vasco da Gama, Alemão – hoje falecido – do Palmeiras e Thiaguinho, campeão pelo Fluminense em 2010”. No currículo dele, constam passagens pelo Mesquita Futebol Clube, Heliópolis Futebol Clube, ambos como diretor.

Em 1969, Almir sofreu uma fratura na bacia causado por um grave acidente que o deixou impossibilitado de continuar a jogar futebol, mas isso não impediu que o mesquitense colocasse o seu talento à serviço dos outros. “Trabalhar com futebol é o que eu gosto de fazer, é o que me dá prazer, porque o esporte trabalha a área social, a área da saúde, então isso é muito bom”, ressalta.

Tocoball

Um dos maiores projetos de vida dele foi a criação do ‘Tocoball’ (bola no toco), em 2014, na Escola Municipal Presidente Castelo Branco. O esporte é uma representação do futebol feito em um minicampo de 4,5 metros de comprimento por 2,90 metros de largura, onde cada aluno corresponde à um time de futebol. É um esporte de inclusão que não depende de tamanho, cor, altura dos jogadores e pode ser jogado em lugares de grama fixa ou grama móvel, que é um tapete. Segundo Almir, um dos seus pilares é a disciplina.

> Leia a reportagem produzida sobre a modalidade na revista Educação Física

Quando não está trabalhando, prof. Almir dedica o seu tempo a pesquisar e estudar. “Conhecimento nunca é demais. Conhecimento não ocupa lugar. Professor é um formador de opinião e é a base de todas as outras profissões”.

Outras notícias:

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em Cross Training no Catete

Fiscalização

Fiscalização CREF1 flagra 45 escolas municipais de Saquarema sem Educação Física escolar

Comunicados

Funcionamento Sedes CREF1 em Novembro

Comunicados

Fiscais flagram leigo em academia do município de Duas Barras

Informes

Ondas Verdes do CREF1 são um sucesso no estado do Rio de Janeiro

Informes

Profissionais de Educação Física são homenageados no Senado Federal

plugins premium WordPress