Na última semana (08/05), o CREF1 ES percorreu o Noroeste do estado capixaba para averiguar denúncias de exercício ilegal e outras irregularidades. Na operação três pessoas foram flagradas ministrando exercícios de musculação sem formação em Educação Física e registro no Conselho.
Os falsos professores foram encontrados em academias dos municípios de Vila Pavão, Boa Esperança e Nova Venécia. Os mesmos foram notificados, juntamente com os estabelecimentos, sobre o não cumprimento da Lei Federal 9696/98 o que configura exercício ilegal da profissão, previsto no art. 47 da Lei de Contravenções Penais. Todos responderão junto ao Ministério Público pela ilegalidade.
Em Nova Venécia quatro academias foram fiscalizadas. Com o apoio do Ministério Público o Conselho identificou aparelhos em mau estado de conservação na sala de musculação no bairro Rubia. E em Beira Rio o estabelecimento foi notificado quanto à identificação do profissional de Educação Física e da distinção entre estagiários e personal nos uniformes, como prevê a resolução 070/2011 do CREF1.
A operação também passou pelos municípios de Marilândia, São Gabriel da Palha, São Domingos do Norte, Águia Branca e Vila Valério. E encontrou salas desprovidas de profissional, ausência de registro de Pessoa Jurídica junto ao CREF1.