De 9 a 11 de outubro os fiscais do CREF1, averiguaram denúncias nos Municípios Fluminense de Cardoso Moreira e Campos dos Goytacazes. Foram realizadas 11 diligências. Em Cardoso Moreira, uma pessoa foi flagrada orientando atividade de condicionamento físico na forma de Circuito, sem possuir o registro profissional junto ao CREF1 em desacordo com Lei Federal 9696/98, sendo enquadrado no Exercício Ilegal da Profissão art. 47 da lei LCP 3688/41, onde também não possui o registro de Pessoa Jurídica (PJ) e nomeação do Responsável Técnico (RT) previsto na lei Federal 6839/80 e resolução 134/07 CONFEF, sendo este, com o apoio da Polícia Militar, conduzido até a 148ª delegacia de Italva para ocorrência e agora responderá junto ao Ministério Público.
Em Campos, foram flagrados exercendo ilegalmente a profissão 4 pessoas: um orientando aula de Jump (no Centro), outra pessoa leiga orientando aula de futebol em escolinha no Bairro Parque Leopoldina, um leigo orientando a atividade de musculação no Bairro Parque Eldorado e a quarta flagrada orientando treino de condicionamento físico na forma de Circuito, no Parque Novo Mundo. Todos foram enquadrados dentro do Exercício Ilegal da Profissão, bem como, autuados e serão também encaminhados ao Ministério Público.
Ainda foram encontrados 02 estabelecimentos desprovidos de supervisão direta do profissional de Educação Física, 06 estabelecimentos sem registro de PJ e nomeação do RT. Estes estabelecimentos foram autuados e encaminhados ao departamento jurídico do CREF1 para providências.