Notícias

Informes

Pesquisadoras estudam os benefícios do exercício físico para a neuroplasticidade

13/06/2019

Um dos pontos importantes quando se pensa em envelhecer com saúde, está relacionado à pratica de exercícios físicos. Pensando nisso, a Profa. Dra. Alessandra Camillo da Silveira Castelo Branco, e a estudante Márcia Cardoso Ferreira Guimarães, do curso de licenciatura em Educação Física do centro Universitário Santo Agostinho, desenvolveram um estudo sobre a “Neuroplasticidade induzida pelo exercício físico”.

A pesquisa teve como objetivo compreender como a literatura especializada relaciona a realização de exercícios físicos com a melhoria da plasticidade neuronal.

Neuroplasticidade ou plasticidade neuronal se refere à capacidade do cérebro em se adaptar a mudanças por meio do sistema nervoso, através da reorganização de neurônios e circuitos neurais, que se moldam a níveis estruturais em decorrência de aprendizagem, vivências, treinos. A neuroplasticidade permite que os neurônios se regenerem e que sejam criadas conexões sinápticas – meios de comunicação entre os neurônios.

A escolha do tema partiu da curiosidade de saber quais os benefícios do exercício físico para os idosos no combate de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer; a depressão, o mal de Parkinson, entre outros.

Como conclusão, o documento indica que o exercício físico não melhora somente o condicionamento muscular, motor, a respiração, mas também as funções cerebrais e cognitivas.

Leia o estudo na íntegra no site
Fonte Unifsa

Outras notícias:

Fiscalização

Operação Fiscalização CREF1 no Sul Fluminense flagra três casos de exercício ilegal da profissão

Fiscalização

Fiscais flagram leigo durante aula de Treinamento Funcional em Irajá

Comunicado

Comunicado

Informes

1º Seminário CREF1 e Comissão da Criança, Adolescente e Pessoa Idosa na ALERJ.

Comunicado

Comunicado

Informes

CBMF é fake, não se deixe enganar!

plugins premium WordPress

Escolha a versão do seu celular