Estar capacitado em Suporte Básico de Vida vai para além da obrigatoriedade, é a oportunidade de salvar uma vida. Esse fato foi comprovado mais uma vez esta semana quando um profissional de Educação Física utilizou as técnicas assimiladas na capacitação para socorrer um vendedor de balas dentro do estacionamento do RioShopping, na tarde da última segunda-feira (20).
Prof. Fernando Alberto Rezende, ao identificar o ataque epiléptico do vendedor Roni, prontamente utilizou os procedimentos adequados para prestar os primeiros socorros com a ajuda de algumas pessoas que estavam em volta. “Não foi necessário ambulância, pois o mesmo não teve traumas na cabeça e recuperou a respiração assim que passou as tremedeiras e gorfou. Com a situação estabilizada, e sem ter como alguém da família acompanhá-lo, o mesmo se sentiu melhor pra voltar para casa”, disse o profissional que participou da capacitação no dia 21 de julho, na Academia Personnalité, local onde trabalha.
O vendedor de balas informou que estava tentando vender balas para comprar um remédio manipulado para tratar a epilepsia, por que estava sem o medicamento há 5 dias. Depois do episódio, os seguranças do shopping deram água para Roni e cada um dos curiosos que circundava o vendedor arrecadou R$220,00 para a compra do remédio.
“Estou muito feliz de ter conseguido ajudar e de poder colocar em prática com eficiência o que aprendi. Escolhi essa profissão justamente pra salvar vidas e promover a saúde”, concluiu Prof. Fernando.