Após três meses de intensos exercícios físicos e uma completa mudança alimentar, a grande campeão da 4ª edição do Programa Saúde na Medida Certa foi Sandra Regina Albinante. Ela foi escolhida entre os 14 participantes após uma análise percentual que verificou a presença nas atividades nutricionais, a prática de atividades físicas, a redução no perfil lipídico e a realização de desafios. O anúncio foi feito na última quarta-feira (14/12) no Restaurante Central da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
No momento do anúncio, que contou com a presença da gestora do CREF1 Beatriz Bazana, representantes da UFRJ e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ (SINDUFERJ), Sandra se mostrou surpresa com a vitória. “Não acredito que eu ganhei, porque não perdi muito peso comparado aos outros participantes. Tenho certeza que este momento vai marcar a minha continuidade neste processo”.
Agora, Sandra não quer mais parar. Os primeiros 2kg perdidos foram o pontapé que faltava para uma mudança contínua nos hábitos de vida da participante. “Antes eu não me olhava no espelho, porque não gostava do que eu via. Agora, eu voltei a me maquiar e minha autoestima está mais elevada”. Ao contrário do que se pode imaginar, Sandra não foi sedentária a vida toda. Há cinco anos, antes do nascimento de sua filha, ela batia ponto no salão de musculação. “Com o nascimento de minha filha, as minhas prioridades mudaram, mas agora eu quero dedicar um tempo para cuidar de mim”.
Responsável técnica e coordenadora do Espaço Saúde, Carla Nascimento explicou que uma modalidade foi desenvolvida para o projeto. “À medida que os participantes frequentavam a academia, eles avançavam para etapas mais complexas do exercício. Todos eles foram acompanhados por Profissionais de Educação Física habilitados no Conselho e faziram testes de esforço físico para saber se podiam participar”.
Além de Sandra, também teve premiação por equipe, vencida pela equipe Azul com 56 pontos, e para o desafio culinário, em que uma dupla de participantes preparou um menu saudável para a degustação de um júri composto por oito pessoas, entre eles: membros da Universidade Federal do Rio de Janeiro, SINDUFERJ e CREF1. O vencedor foi um sanduíche de ricota com damasco preparado por Leonardo Leal e Maria Luiza Machado.
Coordenador-geral do Sindicato, Francisco de Assis dos Santos, afirmou que a ideia foi integrar a entidade sindical com a comunidade universitária em busca de uma discussão mais ampla sobre a qualidade de vida. “Ensinar que a universidade pode interagir, integrar e pode criar projetos dentro do espaço de ensino para atender a sociedade”.
O Projeto Saúde na Medida Certa da UFRJ tem o objetivo de estimular a adoção de hábitos alimentares saudáveis e a prática do exercício físico pelos funcionários da universidade. A equipe do projeto é composta por nutricionistas do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC), profissionais de Educação Física e fisioterapeutas do Espaço Saúde do SINTUFRJ.