Que tipo de desafios o profissional recém-formado encontra no mercado? O que é preciso para conquistar um espaço na área? Essas e muitas outras dúvidas permeiam a cabeça destes professores e mesmo dos mais experientes profissionais de Educação Física. Confira os detalhes na entrevista com a professora de Educação Física, presidente da Câmara de Educação Física Escolar do CREF1, Marina Guedes (foto ao lado) que esclarece também a luta pelo espaço do professor habilitado nas escolas.
(CREF1) Quem são os profissionais que saem da faculdade de Educação Física?
Profª Marina – Acredito que atualmente os Profissionais de Educação Física que se formam a cada semestre tanto os Licenciados como os Bacharéis estão cada vez mais focados no que se refere à melhora da saúde, bem-estar e qualidade de vida da população. Preocupações que vem sendo abraçadas com competência e ética pelos nossos novos Profissionais.
(CREF1) Quais os principais desafios ao entrar no mercado?
Profª Marina – Acredito que a constante capacitação dos Profissionais de Educação Física e o trabalho interdisciplinar com os demais profissionais da área da saúde e educação seja um dos maiores desafios. Manter um ritmo constante de atualização não é tarefa fácil, tendo em vista que a profissão exige muita dedicação.
(CREF1) Que orientações você daria para aqueles que acabaram de se formar e ainda procuram se firmar na carreira?
Profª Marina – Sugiro que faça o que goste. O Profissional de Educação Física tem o privilégio de poder atuar nas mais diversas áreas da profissão, é importante direcionar para o público que o profissional se identifique, que o desafie a ir além. Jamais podemos esquecer que trabalhamos com o maior instrumento de comunicação no mundo, com o que representa a nossa existência enquanto pessoa que é o “corpo” do “outro”, ou seja, o corpo do nosso aluno no seu contexto bio-psico-social. Seja esse corpo como for, com as suas potencialidades e dificuldades há de ter compromisso ético, respeito, afeto e qualidade pelo trabalho que se faz.
(CREF1) Como a Câmara de Educação Física Escolar está lutando para garantir o espaço do profissional nas escolas?
Profª Marina – O direito ao desporto é um direito constitucional, estando previsto ainda no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Sua aplicação na educação está regulamentada pela Lei n.º 6.503/77 e pela Lei n.º 9.394/96 – estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Apesar disso, a Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010 que fixa diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos estabelece, em seu art. 31, que:
…do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, os componentes curriculares Educação Física e Arte poderão estar a cargo do professor de referência da turma, aquele com o qual os alunos permanecem a maior parte do período escolar, ou de professores licenciados nos respectivos componentes. (o grifo é nosso)
O CREF1 considera essa resolução totalmente descabida e com o trabalho desenvolvido na Câmara de Educação Física Escolar (CERF1) propôs uma mudança no texto do Art. 31 da Resolução n.º 7/2010 a fim de torná-lo adequado às necessidades formativas das crianças inseridas no Ensino Fundamental.
O Manifesto feito pela Câmara de Educação Física Escolar em jun/11 destaca que as atividades físicas devem ser criteriosamente selecionadas pois devem atender às necessidades e direitos dos nossos alunos. Somente os profissionais de Educação Física tem o trabalho voltado para a promoção da saúde, considerando a constituição orgânica, psíquica e física dos estudantes. É preciso entender sua anatomia, fisiologia, as variações decorrentes do tipo de treinamento aplicado (freqüência cardíaca, pressão arterial, etc), as variações e alterações químicas do corpo decorrentes das práticas pedagógicas e físicas que são aplicadas.
Questionamos: O professor de referência da turma terá condições de avaliar um quadro de hipoglicemia? Saberá trabalhar com um aluno cardíaco ou obeso? Saberá adaptar uma atividade para um aluno que está com alguma lesão muscular? E o aluno incluído? Será fácil essa adaptação??? Terá condições de prestar os primeiros socorros caso algum aluno necessite?? O professor de referência de uma turma saberá considerar todos esses aspectos? Será mesmo?
Acreditamos que isso não seria uma tarefa possível para os professores de referencia e o mais grave é que essa atitude coloca em risco a saúde e desenvolvimento de nossas crianças! É urgente que tenhamos um uníssono onde se determine que as aulas de Educação Física são exclusividade dos Profissionais de Educação Física!