“Mesmo em uma sociedade onde todos vivem correndo contra o relógio, é possível ter uma vida mais saudável e mais ativa”. A afirmação da profissional de Educação Física Juliana Souto (CREF 034047 G/RJ) é suportada pela renomada revista científica “The Lancet”. Segundo a publicação, uma hora de atividade física moderada diária é o suficiente para compensar os malefícios à saúde trazidos por passar oito ou mais horas sentado durante o dia, rotina comum de muitos trabalhadores no Brasil.
A professora acredita que o profissional de Educação Física é peça chave para conscientizar a população em buscar hábitos mais saudáveis. Juliana será uma das integrantes da equipe de professores que vai ministrar o aulão “Em Dia com a Saúde”, promovido pelo Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região (CREF1) do Rio de Janeiro e Espírito Santo no Dia do Profissional de Educação Física, 1º de setembro, entre 7h e 12h, no Parque Madureira. A ação conta com a parceria da Rádio FM O Dia e do Viva Rio. Durante a ação, haverá arrecadação de alimentos não-perecíveis para doar às instituições carentes.
Além de informar sobre a importância de praticar exercícios físicos somente com um profissional habilitado pelo CREF1, também será o momento de compreender o papel da atividade física na vida das pessoas. Para Juliana Souto, a reeducação alimentar e a pratica regular de uma atividade física são os principais aspectos de uma vida saudável.
Juliana dedicou grande parte de sua formação para se especializar em aulas coletivas e vê com preocupação o aumento dos “blogueiros fitness”. “Precisamos estudar cada vez mais e nos manter atualizados sempre. Existem milhares de pessoas que estão se prejudicando seriamente seguindo as dicas dessas pessoas”. Ela afirma que o papel do profissional de Educação Física é intervir nessa pratica e transmitir as informações corretas para a população.
A opinião da profissional está alinhada com o objetivo central das celebrações do 1º de setembro. A data é voltada para a valorização profissional de Educação Física. A celebração ocorre nessa data por conta da instauração da Lei Federal nº 9696, que regulamentou a Profissão de Educação Física.