O CREF1 deflagrou a Operação Campos Limpo em Campos dos Goytacazes e região, de 19 a 21 de junho, com o objetivo de averiguar a atuação de falsos profissionais a frente de exercícios físicos. Das 18 diligências realizadas, os fiscais flagraram três exercícios ilegais da profissão e outras 17 irregularidades nos estabelecimentos locais.
Do total de exercício ilegal ocorridos em Campos, dois aconteceram em musculação e um em Treinamento Funcional. O último foi encaminhado à 134ª DP do município. Pela inexistência do registro profissional, o que caracteriza exercício ilegal da profissão segundo o art. 47 da Lei de Contravenções Penais, os casos serão encaminhados ao Ministério Público, que dará seguimento ao processo.
Além deste caso, o Departamento de Fiscalização do Conselho também encontrou: cinco estabelecimentos sem registro de Pessoa Jurídica, seis locais sem responsável técnico nomeado junto ao CREF1, cinco empresas em funcionamento com sala desprovida de profissional e um profissional atuando fora de sua área de habilitação.
Outra força tarefa na região está sendo planejada pelo Conselho Regional de Educação Física para resolver as irregularidades encontradas. Para denunciar a prática ilegal da Educação Física, basta acessar o link.