O CREF1 deflagrou mais uma etapa da Operação Varredura no Sul Fluminense, de 15 a 18 de maio, com o objetivo de averiguar a atuação de falsos profissionais nos municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis. Das 23 diligências realizadas, os fiscais flagraram três exercícios ilegais da profissão e outras quatro irregularidades nos estabelecimentos locais.
Do total de exercícios ilegais, dois ocorreram em Resende, com encaminhamento a 89ªDP, e um em Itatiaia. No primeiro município, um leigo atuava como Personal Trainer para uma cliente e outro ministrava treinamento funcional para 40 clientes. Já na segunda cidade, seis alunos de Zumba eram orientados por um falso profissional. Pela inexistência desse registro profissional, o que caracteriza exercício ilegal da profissão segundo o art. 47 da Lei de Contravenções Penais, os casos serão encaminhados ao Ministério Público, que dará seguimento ao processo.
Além disto, também foram encontrados três estabelecimentos sem registro de Pessoa Jurídica e sem responsável técnico nomeado no CREF1 e uma academia com Sala Desprovida de Profissional. A supervisora do Departamento de Fiscalização, Giovanna Pereira, concedeu entrevista à InterTV para falar sobre essa operação e sobre as últimas ações do Conselho na região.
Ajude o Conselho, denuncie qualquer prática ilegítima em academias, centros esportivos, clubes e estúdios. Entre em contato pelo (21) 2567-0789 ou aqui