Benefícios dos exercícios físicos para as mulheres

Na Grécia Antiga, berço dos Jogos Olímpicos, a prática esportiva e de atividades físicas era restrita aos homens, pois havia uma crença de que o corpo feminino padeceria sob esforço. As mulheres, naquela época, não podiam sequer assistir às competições.

Aquele que já foi chamado de sexo frágil marca cada vez mais presença nos parques e nas academias para desfrutar dos benefícios da atividade, desde a prevenção dos mais variados tipos de doenças até o controle do peso. A prática de exercício físico também ajuda a amenizar cólicas menstruais e sintomas de tensão pré-menstrual (TPM), principalmente por causa da liberação de endorfina.

Segundo o médico do Esporte, Dr. Antônio Polaco, as respostas do organismo feminino aos estímulos de treinamento são semelhantes às masculinas, não existindo nenhum tipo de contraindicação, mas sim alguns pontos de atenção. “Como as mulheres possuem pernas em formato mais arqueado, elas correm maior risco de enfrentar problemas nos joelhos. Nas atividades de alto impacto, pode haver uma sobrecarga no menisco e na cartilagem nessa região, isso se não houver um bom fortalecimento muscular”.

Presidente do Conselho Regional de Educação Física (CREF1), o professor André Fernandes afirmou que a atividade física é um fator determinante do gasto de energia e, portanto, fundamental para o equilíbrio do corpo. “Durante anos as mulheres dominam em volume os espaços que oferecem diversos tipos de atividades físicas. A cada ano se comprova cientificamente que a prática regular de exercícios que podem trazer uma série de benefícios para mulher”.

conheça o desafio que está movimentando as mulheres na Baixada Fluminense

Uma pesquisa comandada pela Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, avaliou os efeitos do exercício físico na prevenção da doença cardiovascular em mais de 90 mil mulheres com idade média de 36 anos. De acordo com a análise, 1h de exercício aeróbico por semana, como trote e natação, chega a reduzir em 26% o risco de entupimentos nas artérias. Quem pratica 2h30min de caminhada em passos rápidos tem uma probabilidade 35% menor de sofrer do coração. Os estudiosos notaram, ainda, que esportes mais intensos, como tênis e corrida, apresentam maior impacto na proteção contra ataques cardíacos.

Para evidenciar esses benefícios, estabelecimentos e profissionais de Educação Física promovem ações sociais e aulas especiais para as mulheres:

Corrida, Caminhada e Funcional
A Speed Assessoria Esportiva e o Estúdio COPE irão promover um evento social, dia 10 de março, no Parque Guinle, em Laranjeiras, com Caminhada, Corrida, Treinamento Funcional e muito mais. Para participar da ação, basta levar alimentos não perecíveis e/ou roupas que serão doados ao instituto Viva Cazuza. O evento é gratuito e aberto ao público. Inscrições através do contato@speedcorrida.com.

Semana da Mulher
A ACM promoveu uma semana especial para o público feminino, com avaliação pulmonar, massagem e aulas de Treinamento Funcional, Pilates, Hidro. As atividades se encerram no dia 9 de março.

Homenagem no App
Neste dia mais que especial, a Foco Saúde, um App com serviços de saúde focados na experiência do clube e com mais de 80% de sua base composta por mulheres, fará uma homenagem nas redes sociais, com dicas e informações sobre exercícios e tendências para mulheres no mundo Fitness.

Com informações de Renan Schundt O Dia